sábado, janeiro 12, 2008

Depois demora muito para chegar?

Sempre se deixa algo pra depois. Os motivos são vários. Justificáveis ou não. Mas sempre alguma coisa fica pra depois. É a preguiça, é a inércia, é a letargia. É a falta de coragem. Coisas simples, como fazer a barba ou mais complicadas, como mudar o rumo de sua vida. Depois.

Mas... Depois, demora muito pra chegar? Quais são os eventos que farão que “depois” se transforme em “antes”? Depois existirá mais coragem que agora? Depois o Sol estará mais bonito? Depois serei um homem melhor? Por que depois? Há demora mesmo ou é apenas a percepção minúscula que temos do tempo do nosso ponto de vista comparado ao do Universo? Talvez não há como comparar o tempo que demora pra que um novo eclipse aconteça com o tempo de vida de um urso em um zôo. Qual é o tempo a partir do qual um abraço se tornou demorado? Como comparar esse tempo ao tempo de demora para que este abraço aconteça? Depois, ele vai acontecer? O urso no zôo vai viver pra ver um novo eclipse?

Mas sempre se deixam as coisas pra depois. A esperança é que elas se façam por si próprias. É talvez a inércia ou a falta de coragem. Ou outro motivo muito mais nobre. No entanto, a gente sempre se pergunta: O depois demora muito pra chegar?

Um comentário:

Unknown disse...

Que surpresa!... Não havia refletido por este lado e realmente é isso. O tempo pode ser percebido de diferentes formas para um mesmo momento ou por pessoas diferentes. Está muito mais relacionado a sentimentos como a ansiedade, a impaciência, a aflição, o desejo...