terça-feira, agosto 19, 2008

Mateus 5, 1-12

Tenho até hoje aqueles santinhos que se entregavam ao final da cerimônia de primeira comunhão. Da minha primeira comunhão. Minha mãe me dizia que nas missas de domingo, quando elas pareciam que nunca mais iam acabar, eu com uns cinco ou seis anos de idade perguntava se quem estava lá na frente era o bispo. Não sei a razão que me fazia imaginar que o bispo estenderia a cerimônia. Fui criado na Igreja Católica, mas já na adolescência comecei a não gostar de certas coisas. No entanto, quando entrei na universidade tive acesso a uma vasta biblioteca que encantou meu espírito louco por leituras. Lá pude ler vários trechos da Bíblia que me fizeram o tal espírito um pouco melhor. Foi naquela época que li O Cântico dos Cânticos e percebi como um poema erótico se encaixa em qualquer lugar — mesmo na Bíblia — se for bem escrito e tiver uma inspiração que valha a pena. Mas, por esses dias recebi esse trecho aí de uma maneira que fez novamente o tal espírito se tornar mais uma vez, melhor. Senti um dos versos sendo dito pra mim, como um presente recebido de alguém especial. Você que me lê, se identificará num entre todos. Tenho certeza disso.


"E Jesus vendo a multidão subiu num monte, e sentando-se, aproximaram-se dele os discípulos. E abrindo a sua boca, os ensinava, dizendo:

Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o Reino dos Céus.

Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados.

Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra.

Bem-aventurados os que têm fome e sede de Justiça, porque serão fartos.

Bem-aventurados os misericordiosos, porque encontrarão a Misericórdia.

Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a face e Deus.

Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus.

Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da Justiça, porque deles é o Reino dos Céus.

Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem, perseguirem e mentirem, dizendo todo mal contra vós por minha causa.

Exultai e alegrai-vos, porque é grande vosso galardão nos céus, porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós."

Mateus 5, 1-12

Nenhum comentário: