sexta-feira, junho 01, 2007

Sargento Pimenta

Há quarenta anos não só a música mudava, mas o mundo também. Em 1° de junho de 1967, Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band era lançado. A obra prima dos Beatles que revolucionou o modo de fazer música e até o comportamento dos jovens da época. Além das inovações, tais como uma história condutora no disco, o long play trazia coisas impensáveis para a época. Meu irmão tinha (e tem ainda) um LP, que ouvia sempre numa vitrola. Eu era moleque e tentei traduzir Lucy in The Sky with Diamonds. Mas a letra é doida demais. Acabei traduzindo She’s Leaving Home. Hoje, tenho um CD. Uma obra de arte para se ter em casa. E no coração.

Um comentário:

Junior Degani disse...

E de pensar que esta obra prima foi feita a 40 anos atrás....
O ineditismo ultrapassou todas as barreiras neste disco, tanto instrumentalmente, como na ideologia, letra, edição, unindo clássico com rock, enfim, o que mais se ouvia de músicos, críticos e fãs na época era...O QUE É ISSO ?
O espanto foi a primeira sensação da maioria, antes mesmo da constatação de que estavam diante do "maior" disco de todos os tempos, diante de um som tão distante do que já havia sido feito.
Fico imaginando uma coleção de discos sem o "Sargent". Seria churrasco de verduras. Não dá.
Um verdadeiro marco.
Junior Degani.