domingo, outubro 12, 2008

Sete músicas

Lobístico desafiou a mim e mais seis blogueiros (Alcandura, Bu, Lubalecio, Morning Theft, Shape e Super M.) a listar sete músicas que serviram de suporte a algum momento de suas vidas. Em todos os pedaços da minha, música sempre esteve presente e escolher sete é simplesmente um ato de injustiça com as demais. No entanto, resolvi eleger as primeiras que me vieram à mente, pois sei que se fosse pensar muito não conseguiria chegar apenas em sete.

A idéia era descrever momentos em que as músicas tiveram participação ativa. Talvez minha lista não cumpra com essa premissa, mas cada música surgiu em minha mente para a lista por alguma razão que não pretendi descobrir. Algumas pessoas que me conhecem provavelmente entenderão algumas escolhas. Apenas meu inconsciente realmente saberia a razão de eu eleger estas sete. Isso não importa. Por isso, não descreverei os tais momentos, já que as músicas se perpetuaram por uma imensidão deles. Vou escrever apenas algumas palavras que certamente farão que estes momentos aflorem junto à melodia de cada uma das minhas sete escolhas.


Sgt Peppers Heart Club Band - The Beatles

O álbum inteiro marcou minha infância. Meu irmão colocava o vinil numa vitrola e eu ficava chapado. Minhas primeiras lições autodidatas de inglês foram com ele. Não consigo lembrar de momentos de minha vida em que os Beatles não estivessem presentes, não é Júnior?



The Great Gig in the Sky - Pink Floyd

Quando eu tinha uns dezesseis anos participei de uma peça teatral em que The Dark Side of Moon fazia o pano de fundo. O álbum foi fundamental em minha formação e escolher uma música dele já é doído.


More than a Woman - Bee Gees

O final dos anos 70 me colocou de frente para a vida, para os amores e as dores que acabam sempre andando juntos.


Can’t Take my Eyes of off You - Gloria Gaynor

Faz mais de vinte e cinco anos que essa música me tomou de jeito. Até já escrevi um pequeno conto com ela de protagonista. Quem sabe um dia faço como Heath Ledger nesse vídeo...



No Ordinary Love - Sade

A voz de Sade Adu diz que esse não é um amor comum.



Indifference - Pearl Jam

Muito mais que a música, o vídeo do Lobístico me fez recordar momentos de paz à beira mar. Um lugar assim sempre me deixará feliz.


Forget HerJeff Buckley

Outras músicas dele poderiam estar aqui, mas escolhi essa por alguns signos presentes no vídeo. Chaves, por exemplo, que poderiam abrir portas e passagens.

(Clique no título da música para ver, ouvir e se emocionar)



2 comentários:

Mike Monteiro disse...

Paulo,

Estava a fazer scroll na janela e ouvi música a música até chegar aquele video na praia. Adorei claro e fico muito feliz!

Compreendi cada uma das músicas e é muito engraçado assistir às preferências de cada um tendo em conta as diferentes gerações. Mais engraçado é ver que motivos de escolha são muitas vezes os mesmos, mas porque existe um diferença de gerações ou gosto musical, as músicas é que são diferentes.

Obrigado por teres aceite o desafio. Foram excelentes escolhas!!

Grande abraço!

Junior Degani disse...

Paulim, escolher as sete mais, pra mim não seria nem uma questão de injustiça, mas sim, de impossibilidade. Simplesmente eu não conseguiria. Tenho só uma certeza.....The fletcher memorial home estaria entre as 3 mais.
Abraço,
Junior Degani.