terça-feira, janeiro 19, 2010

Faculdade

Alguns de meus melhores momentos, de minhas melhores lembranças vêm dos tempos de faculdade. Não fui um aluno exemplar, brilhante. Mas também não fui assim uma lástima. Algumas dessas lembranças são sempre acompanhadas de uma saudade daqueles momentos em que eu tinha a certeza que conseguiria mudar o mundo. O mundo mudou. Nós todos mudamos. Mas outras coisas ficaram iguais, como essas lembranças. Algumas madrugadas estudando, outras tantas notivagamente cantando serenatas regadas a hi-fi. Beto Guedes falava sobre “o destino que se cumpriu” e a gente nem pensava em cumprir algum.


Sempre digo para quem pensa em cursar uma faculdade que o melhor dela é a convivência que temos naquela idade. As matérias estão nos livros. Os amigos, nos corredores, na cantina, nas escadas, nas caronas, na charanga, nas olimpíadas universitárias, nos papos na biblioteca. Nas festas...


Uma dessas festas ficou registrada nas duas fotos aí. Elas têm por volta de trinta anos e muitos desses amigos de faculdade compartilhavam suas esperanças, suas alegrias e suas ansiedades em relação à vida. Alguns desses amigos eu nunca mais vi. Outros se tornaram irmãos. Ainda mais alguns, acabo por ver vez ou outra, troco e-mails. Um deles foi para os EUA e por lá ainda está.


Não vou citar os nomes aqui, com exceção de dois. O Regis Vidal, que me enviou as fotos e era o dono da casa da festa e o Juarez, que na foto com mais gente, está no centro, de camisa listrada, com um copo na mão. Juarez foi embora cedo demais. Demais mesmo. E é das saudades, a que mais aperta o coração daqueles amigos que conviveram mais de perto com ele.


Eu não vou citar nomes. Mas quem estiver em uma dessas poses poderia colocar um comentário neste post se identificando. Poderia dizer algo assim: “Eu sou aquele no canto, quando ainda tinha cabelo.” Será que conseguimos fazer estas fotos chegarem a essa turma toda?





8 comentários:

Unknown disse...

Paulão : Eu sou o de camisa listrada do lado esquerdo com meu cabelo black-power.
Sensacional,voltei no tempo... momentos incríveis aquele que permanecemos juntos e que hoje perpetua em nossas lembranças.O Juareizinho era uma pessoa impar,as vezes quem sabe ,Deus o levou mais cedo para ajudálo lá em cima nos projetos de melhoramento da humanidade.
Valeu ,como sempre...
Abraços
Tusta

regisvidals@gmail.com disse...

Eu estou meio escondido na primeira foto. Sou o segundo agachado ao lado do tostão... na segunda foto estou atras da Nanci e Nilma (de blusa branca) ...

O que vale é que os momentos de alegria e descontração da nossa turma estão registrados nas fotos...

Saudades e um abraço a todos...

Regis

Unknown disse...

E eu sou esse aí de camiseta branca com gola em "V", tênis de voley branco e cabelos partidos ao meio...
Já me falaram e eu não acreditava, mas estou aí a cara de uma pessoa linda q conheço: Meu filho Ugo Degani.

Inovação Tecnológica disse...

Essa foto ficou sensacional!
Eu me encontro entre o Reǵis e o Juareizinho e atrás do Vanderlan. Quase que dá pra ver apenas meus dentes, num sorriso de ampla felicidade pelo momento excelente que vivíamos.

Abraços
Luiz Cláudio (Bis Grilo)

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Eu sou a de roupa marrom fazendo pose com o copo na mão. Salvo engano, essa foi a festa da "porradinha". Lembram ? Todo mundo tinha que tomar na entrada aquela pinga barata sacudida com soda limonada ? Tempo muito legal. E a gente nem pode dizer que não volta mais pois dá sempre prá relembrar. Um abraço a todos!

Unknown disse...

O Sílvio Miana me mandou esse recado que reproduzo aqui:

"Paulão,

deu trabalho, mas me localizei na primeira foto. Do lado direito da foto, perto da janela, com uma camisa branca com listras verticais azuis. Ainda sem a barba."

Anônimo disse...

Marcelo disse ...
Paulão. O Silvio falou da foto. Primeiramente eu não reconheci ele. Só foi reconhecido após ler os comentários dele. Eu estou de boca aberta, logo atrás do Paulão, de camisa que era verde claro e que agora está bege.