domingo, setembro 09, 2012

Wish You Were Here

Desde 1975 muita gente que gosta de boa música dedilhou aqueles acordes em algum violão barato e descascado.  Muita garota ficou encantada com a capacidade musical do carinha que tirava aquelas notas do violão. Quem aprendia violão, necessariamente passava pela aquela introdução. Muita gente passou os braços numa cinturinha ao som de David Gilmour.

Wish You Were Here foi (e é, e o que mostra isso são as legiões de nerds da geração Y maravilhosos com suas mentes brilhantes e seus corações quentes a resgatar as melhores coisas que sempre aconteceram nos tempos em que vivemos) e ainda é uma canção emblemática. Muitos de nós (e me incluo aqui) não sabíamos como a coisa aconteceu. A canção que dá nome ao álbum é apenas parte dele. De como ele surgiu.

Eu nunca havia imaginado que aquela figura havia aparecido nas gravações. Eu nunca havia imaginado que a amizade teria percorrido tamanha estrada empedregulhada. Um álbum assim, após um marco como Dark Side of The Moon teria que ter toda essa labuta, essa dor, essa tensão e esse final, com a tal aparição.

Mas a canção é que faz o título. Eu queria que você estivesse aqui. Como o David Gilmour disse, ela é muito mais ampla, ultrapassa o universo do Syd. Eu queria que você estivesse aqui é pra seu pai que se foi há muito tempo. É pra seu irmão, que você nem chegou a conhecer. É pra seu filho que foi chamado cedo demais e você nem pôde imaginar a cara barbada dele. É pra seu amigo que está ali, há duas quadras de você. É para o seu amor que está há 806 Km da sua casa.

Eu Queria que Você Estivesse Aqui. Eu queria que você estivesse aqui comigo é uma forma de dizer que eu queria compartilhar a minha vida, as minhas dores, as minhas alegrias com as pessoas caras. É pra mim, é pra você, é pra todas as pessoas que um dia ouviram os tais acordes, em noites etílicas, em dias ensolarados, em tardes chuvosas e quiseram isso. Quiseram compartilhar algum momento.


Tags: Pink Floyd; Syd Barret

Nenhum comentário: