quarta-feira, outubro 06, 2010

Japan is soft

Há anos, numa mesa cheia de papos sobre culturas, alguém disse que o Japão tinha apenas “hardware” e nada de “software”. As duas palavras, com aspas, para significar que aquele país produzia bem filmadoras, aparelhos de som, instrumentos musicais, mas não tinha expoentes em atores, diretores, músicos e por aí afora.

Usei meus tempos de cinema de arte no Cine Windsor (hoje, Vitorio’s) pra citar Akira Kurozawa, Toshiro Mifune, Ken Watanabe (mais conhecido atualmente, por ter feito O Último Samurai, com Tom Cruise). Disse também algo sobre autores (chutei muito, claro, não entendo nada de literatura japonesa... Mas nessas horas, com muita cerveja, vale qualquer coisa...).

Mas falei com propriedade de um músico/ator que sempre mereceu destaque e quase ninguém conhece. Já postei coisas dele aqui e posto de novo. Ryuichi Sakamoto é um cara fora do padrão e neste vídeo (junto com o brasileiro Jacques Morelembaum) interpreta essa maravilha de trilha sonora do filme O Último Imperador, do Bernardo Bertolucci. Aqui, além da trilha ele ainda atua. Quem nunca viu, tem que baixar pra ver.

Japão é muito mais que hardware.




Nenhum comentário: